domingo, 10 de junho de 2012

PARABENOS

Gente,

Hoje irei falar um pouco dos parabenos. 
Os parabenos são ésteres do ácido p-hidroxibenzóico, mais comuns atualmente são metil, etil, propil e butilparabeno, sendo que o metil é mais hidrofílico (que interagem com água) e o butil o mais lipossolúvel (que são solúveis em gorduras).



Usados como conservante e com função de evitar a proliferação microbiana, a contaminação e proteger o consumidor de infecções ou reações por causa de produtos contaminados, nos produtos livres de parabenos temos que usar outras combinações com a mesma função.

Em 1984, quando a CIR (Cosmetic Ingredient Review Board) determinou que o metilparabeno, o propilparabeno e o butilparabeno eram seguros para uso em produtos HPC de acordo com as boas práticas de fabricação e a um percentual de até 25%, mas usualmente utiliza-se de 0,01 a 0,35% dependendo do país onde o produto será comercializado.

Em novembro de 2003 a segurança do uso dos parabenos foi posta em cheque. Até que em 2005, após a avaliação dos limites de exposição e uso, foi determinado que não havia riscos à saúde de mulheres ou crianças associados aos parabenos. A CIR, então, decidiu que não era necessário alterar a regulamentação desses conservantes.

No entanto, em 2004, um estudo independente relatou que foram detectados traços de parabenos em tumores de mama e levantou as propriedades, mesmo que fracas, similares aos estrogênios exercidas pelos derivados do ácido p-hidroxibenzóico, bem como a conhecida influência dos estrogênios no câncer de mama. O que os autores se esqueceram de avaliar foi a presença de parabenos nos tecidos normais. Além disso, o FDA demonstrou, baseado em um outro estudo independente, que essas substâncias apresentam atividade semelhando a hormônios significativamente inferior, especialmente nas baixíssimas concentrações utilizadas nos produtos HPC.

Algumas pessoas sensíveis a acido acetilsalicílico podem apresentar sensibilidade aos parabenos pois os parabenos após seu metabolismo são convertidos em parte ao ácido ρ-hidroxibenzóico, estruturalmente relacionado ao ácido acetilsalicílico, substância bem conhecida em causar reações de hipersensibilidade. Muitas dessas reações são leves e geralmente envolvem casos de reações de contato associadas com o uso de parabenos em formulações cosméticas.

Palavras da ANVISA dizem o seguinte "Os parabenos são substâncias empregadas em formulações cosméticas com a finalidade de conservação de produtos, preservando-os de contaminação a microorganismos. Esta conservação se faz necessária como garantia de segurança de uso destes produtos, protegendo o consumidor de contaminações. Antes de permitir que substâncias sejam empregadas em cosméticos como conservantes, foram realizados estudos de segurança, e estabeleceram-se concentrações de limite de uso, dispostas na RDC nº 162/01. Em tais estudos foram considerados, por exemplo, a toxicidade de cada substância, o grau de absorção considerando sua fórmula química, e o uso concomitante de produtos cosméticos. Portanto, não há previsão de que o uso dos parabenos dispostos na RDC 162/01 seja considerado ilegal em cosméticos, a menos que sejam apresentados estudos realmente idôneos e com comprovação cientifica que comprovem que estas substâncias não são seguras para uso, contrariando os estudos realizados anteriormente."

Espero que tenham gostado do tema, fiquem a vontade para as perguntas, dúvidas e comentários.

Beijus da química

2 comentários:

  1. Nao vejo problema nos parabenos nem nos NaCl. Mas entendo o marketing de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, as empresas vivem de marketing, cabe a nós avaliarmos o melhor produto e qualidade de cada marca e aproveitarmos.
    Obrigada pela visita, esteja sempre presente, sua opinião é sempre válida e valiosa.

    ResponderExcluir