sábado, 2 de junho de 2012

INFORMAÇÃO: pH DE SHAMPOOS X CABELOS

Gente,

Hoje resolvi escrever sobre um tema muito importante para ficarmos atentas as descrições nos rótulos dos produtos que usamos em nossos cabelos o pH.

Um fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes, a estrutura do cabelo muda conforme a ligação. São basicamente três formas de ligações moleculares presentes nos cabelos: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto.

O cabelo é constituído, basicamente, de uma proteína: a alfa-queratina, constituída por uma seqüência de 15 a 22 tipos de aminoácidos principalmente a cisteína 

A finalidade do xampu é lavar o cabelo, pois deve remover o sebo, componentes do suor, estrato córneo descamado, restos de produtos cosméticos como, tintura, fixadores, creme sem enxague e poeira ambiental que é depositado sobre os fios

O pH (potencial hidrogeniônico) é usado para indicar a acidez ou a alcalinidade de uma substância determinada pela quantidade de íons de hidrônio (H3O+). O pH do cabelo varia entre 4,5 a 5,5. A manutenção desses valores inibe a proliferação de fungos e bactérias.

Se tratando de cosméticos, devemos usar pH ácido, mantendo assim as cutículas fechadas e os cabelos tratados. 

Um xampu  cujo pH é neutro, não acrescenta nada ao cabelo, pois sua ação será somente de limpeza, assim como o condicionador de pH neutro, que só amolece os cabelos.

Produtos de pH alcalinos atravessam a cutícula e agem diretamente no córtex, reagindo com a queratina, quebrando as estruturas do cabelo. 

Produtos de pH muito baixos abaixo de 3,5 desencadeiam reações que mudam a estrutura  da queratina, podendo ocorrer danos no cabelo.

2 comentários:

  1. Excelente o post, adorei a proposta do seu blog.. vou voltar pra conferir, como faço pra seguir?? bjos, Juliana

    obrigada por visitar meu blog, vai ter sorteio da Kert, participa!

    praquemamacabelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Juliana
    Coloquei no canto direito da tela do blog.
    Beijos

    ResponderExcluir