sexta-feira, 1 de março de 2013

DESCOLORAÇÃO

Descoloração é um processo que altera o conteúdo de melanina natural existente no córtex da fibra capilar. A exata bioquímica do processo ainda não é totalmente compreendida, utilizam-se soluções alcalinas de peróxido de hidrogênio com concentração superior a 12%. Inicialmente, o peróxido de hidrogênio é armazenado em soluções ácidas e adicionado às soluções alcalinas no momento do uso, amônia é a substância mais utilizada nas soluções alcalinas.


O grau de descoloração ocorre de acordo com o tempo de contato, cabelos mais escuros exigem maior tempo. A descoloração envolve duas fases, na primeira ocorre dispersão e dissolução dos grânulos de melanina e na segunda ocorre uma lenta descoloração. Na fase de dispersão e dissolução ocorre a destruição de diferentes ligações que mantém a estrutura das partículas de pigmento, na fase da lenta descoloração, as estruturas poliméricas da melanina são quebradas.

Diversos danos podem ser causados por este processo, a reação de oxidação não altera somente os grânulos de melanina, ela também destrói algumas pontes de dissulfeto dentro das queratinas provocando o enfraquecimento da estrutura da fibra.

As descolorações por meios químicos podem considerar-se de três tipos:
Médio - até 2 tons mais claro
Intenso - até 4 tons mais claro
Profundo - até 6 tons mais claro

Normalmente a descoloração faz-se de uma mistura entre dois químicos:




Oxidante + Acelerador
Oxidante - Água oxigenada
Acelerador - Amoníaco









O processo químico da descoloração ataca e destrói a melanina e também afeta a estrutura do cabelo ao nível interno e externo:

Nível Interno:
A ação química da descoloração altera as cadeias da queratina 
- Pontes de hidrogênio
- Pontes salinas
- Pontes de enxofre

Nível Externo
Como consequência da alteração estrutural das cadeias de queratina o cabelo descolorado sofre alterações no seu aspecto exterior e tem um comportamento diferente do cabelo natural.
1- É mais seco, sem brilho e difícil de pentear
2- Perde resistência e parte com mais facilidade
3- Fica poroso, absorvendo com mais facilidade tinta e outros produtos
4- Se quiser fazer uma ondulação permanente necessita de um produto frisante especial.

Espero que tenham aproveitado a informação
beijus da quimica

Nenhum comentário:

Postar um comentário