sexta-feira, 24 de agosto de 2012

INFORMAÇÃO: Agentes condicionantes

Gente,

Entre os agentes condicionantes encontramos as proteinas, as ceramidas, os silicones, os quarteniuns, as vitaminas.

Com as seguintes funções:
- brilho superior
- aumento da maneabilidade (capacidade de dar forma ao cabelo)
- melhora da textura
- redução das pontas bipartidas em cabelos danificados
- melhor lubrificidade
- efeito antiestatico
- atividade antibactericida
- melhora na textura
- sedosos
- redução do impacto de lesão aos fios deixando-os resistentes
- fotoprotetor

Proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas e constituem 50% ou mais de seu peso seco. Elas se encontram em todas as células e em todas as partes das células. As proteínas também ocorrem em grande diversidade; centenas de diferentes tipos podem ser encontradas em uma única célula. Mais ainda, as proteínas têm diferentes papéis biológicos por serem instrumentos moleculares através dos quais se expressa a informação genética (Lehninger, 1984; Lehninger, 1991).

A chave da estrutura das milhares de proteínas diferentes entre si é o grupo de moléculas de unidades fundamentais relativamente simples com as quais as proteínas são construídas. Todas as proteínas, sejam das mais antigas linhagens de bactérias ou das formas de vida mais evoluídas, são construídas com o mesmo conjunto de 20 aminoácidos, unidos covalentemente em seqüências características. Devido a cada um desses aminoácidos ter uma cadeia lateral que lhes confere individualidade química, este grupo de vinte moléculas de unidades fundamentais pode ser considerado como o alfabeto da estrutura protéica(Lehninger, 1984; Lehninger, 1991). 

As sementes de muitas plantas têm proteínas nutrientes necessárias para o crescimento do embrião da planta. Exemplos particularmente familiares são as proteínas das sementes do trigo, do milho e do arroz.

Os AMINOÁCIDOS, como já indica o nome, são formados por dois grupos: um amina e um carboxila ligados a um carbono central com um radical que varia originando os diferentes 20 AA (aminoácidos) existente. Os chamados ESSENCIAIS são, justamente, aqueles que o animal não consegue produzir.  Os NATURAIS correspondem aos 11 restantes fabricados pelo organismo.A ligação peptídica permite a união entre dois ou mais aminoácidos. Ela consiste na formação de uma amida com a liberação de H2O

- Primária: Sequência LINEAR de aminoácidos (1 cadeia polipeptídica)




Fica a informação

Beijus da química



2 comentários:

  1. Amei o post, flor.
    Super informativo.
    Parabéns pelo blog..já estou te seguindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Elaine,
    Fico feliz em saber.
    Beijus da química

    ResponderExcluir