quarta-feira, 18 de abril de 2012

TIOGLICOLATO DE AMôNIO


Meninas,

Atendendo a um pedido de uma leitora segue as informações sobre o produto Tioglicolato de amônio.

Tioglicolato de amônio é um sal de amônio do ácido tioglicólico. Tendo um tiol (R-SH), o ácido tioglicólico é um bom agente redutor, particularmente de ligações de dissulfeto (R-S-S-R´).

Como funciona: O pH elevado provoca uma expansão na fibra, as escamas se abrem facilitando a entrada do alisante. As ligações de cistina sao quebradas e é finalizado com um neutralizador. Então as pontes sao restabelecidas e a estrutura do fio alterada definitivamente. Ele desorganiza a cadeia, há o amolecimento da fibra capilar e desalinha os átomos de enxofre dando uma nova forma aos fios.

É bem menos potente do que o hidróxido de sódio e, em geral, mais suave do que a guanidina, mas continua sendo um produto tóxico e forte.

As informações abaixo foram extraídas de uma FISPQ (ficha de segurança do produto químico)

Informações toxicológicas do produto

Tóxico por inalação, ingestão e contato com a pele. Irritante a olhos, pele e membrana da mucosa.

Propriedade química e física
Cor: Incolor.
 
Odor: irritante.
 
pH: 9,5.

Se utilizarmos uma solução de tioglicolato a 6% em pH 9,8, teremos o mesmo poder de ação de uma solução a 10% em pH 9,35, porém a primeira solução é potencialmente mais irritante e, em função da maior concentração de amônia, tem um odor muito mais desagradável. Na maioria dos  casos, utilizamos uma solução entre 7,5 e 11% em pH entre 9-9,3.
  
Ele é considerado seguro, todavia há relatos de dermatite alérgica de contato e irritações na pele.

23% dos produtos para alisamento e relaxamento utilizam o tioglicolato de amônio.

Desvantagens: Por possui moléculas maiores que os hidróxidos, alisam menos, porém a agride menos também, pois não perde tanta proteína nem retira água da fibra, mas não deixa de agredir, já que é alcalino (pH altíssimo) e usa oxidante como neutralizante. Provoca ressecamento, enfraquecimento dos fios e também desbota a cor, pode ser ela natural ou não.





Pela ficha de segurança do produto e todas as informações passadas sobre o produto verificamos vários malefícios do mesmo, claro que bem menos do que os hidróxidos metálicos ou formol.

Fique a vontade para fazerem perguntas, sugestões de temas ou mesmo acrescentarem informações.

Beijus da química





3 comentários:

  1. Amiga
    Me ajude
    Fiz um permanente afro , e depois resolvi fazer escova e chapinha
    Agora meus calos perderam os cachos ,a raiz precisa fazer retoque com amônia
    Mas como faço para ter os chacos de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só vc esperar o tempo correto e fazer a reaplicação do permanente afro em todo seu cabelo. No período de pausa que costuma ser 3 a 4 meses, aproveita pra cuidar dos seus fios com queratina, vinagre de maçã, hidratação e umectação.
      Assim não ficará danificado..
      Seu problema é fácil de se resolver, resolvi esse problema no meu hoje, e está lindo e brilhoso cheio de cachinhos.

      Excluir
  2. Boa Tarde Rita,
    O fio, uma vez alisado pela aplicação de guanidina ou hidróxido de sódio, não pode ser alisado novamente, pois há risco de se partir.
    O tioglicolato quebra as pontes dissulfeto dos aminoácidos de cistina, o que gera a formação de duas cisteínas para cada cistina. Por meio desse processo, a queratina sofre edema, tornando-se maleável para ser enrolada (permanente) ou alisada.
    Mas o processo é lento pois o alisante quebrou suas pontes de S(enxofre) e somente com o tempo e produtos de boa qualidade farão ele retornar a sua origem com belos cachos. Há produtos muito bons no Brasil que podem ser utilizados para que devolva aos poucos os seus cachos.
    Mas aconselho você a parar com a chapinha pois ela fragiliza seus fios, é muito calor diretamente aos fios.
    Espero ter ajudado, caso necessite de mais informações é só perguntar que tentarei responder.
    Beijus da química

    ResponderExcluir