Gente,
Esta semana fui questionada pela minha cabeleireira se não queria fazer uma selagem nos meus cabelos. Há tantos nomes hoje em dia a respeito de tratamentos, alisamentos, progressivas que questionei o que seria.
A resposta foi a seguinte: irá retirar seus frizz dos cabelos, hummm pensei pensei e chegando em casa comecei a busca pelas informações.
O cabelo é uma massa de queratina formada por três camadas celulares de fora para dentro: a cutícula, o córtex e a medula. A queratina como outras proteínas é formada por aminoácidos em forma de íons com cargas positivas e negativas. A queratina é insolúvel e solida. Para a queratina ter uma estrutura organizada e fixa, forma-se outras ligações químicas adicionais:
- formação de pontes de hidrogênio entre cadeias polipeptídicas paralelas - são ligações fracas
- formação de ligações salinas entre as ligações paralelas de ácidos e bases - são ligações médias
- formação de ligações pelos átomos de enxofre ou dissulfeto - são ligações fortes
Queratina vem do grego Keros, formada principalmente de enxofre e e uma traço de hidrogênio que forma uma hélice na sua forma física e é esta hélice que dá grande resistência. A queratina dura tem um percentual de 14 e 18% de enxofre composta nos cabelos.
Segundo minhas pesquisas a selagem nada mais é do que uma aplicação de queratina com aplicação de uma chapinha para realizar a fixação nos fios e alinhamento. Estou correta?
É um processo temporário.
Minha pergunta é como todos falam que a queratina pesa nos cabelos, com a selagem como não deixar os fios pesados?
Fica a pergunta a vocês meus queridos leitores, espero o bate papo com vocês.
Beijus da química