domingo, 26 de janeiro de 2014

Afinal SODIUM LAUROYL SARCOSINATE é sulfato ou não é sulfato?!?

Gente,


Hoje resolvi escrever sobre a matéria-prima SODIUM LAUROYL SARCOSINATE, andei reparando que muitos(as) leitoras estão com dúvidas a respeito dele. Mas eu como química resolvi esclarecer a vocês sobre este produto para tentar acabar com algumas duvidas de vocês.


É um tensoativo aniônico que se destaca por sua suave detergência e excelente espuma. Pode ser usado em associação com outros detergentes. Agente molhante. Inibidor enzimático em produtos de uso oral.

Mas o que são tensoativos, você vai me perguntar?
São substâncias que, por possuírem em sua estrutura molecular grupos hidrofílicos e lipofílicos, tem capacidade de alterar a tensão superficial ou interfacial de um sistema.
  1. Grupo hidrofílico, solúvel em óleo, insolúvel e água
  2. Grupo lipofílicos, porção determinante da solubilidade em água

Tensoativo aniônico - cujo agrupamento polar possui carga negativa quando em solução aquosa. São superiores aos demais quando se refere ao poder de espuma, e na capacidade detergente apresentam também boas propriedades emulsivas.



Os sarcosinatos são obtidos pela reação de cloreto de ácidos graxos, ou seja, derivados de aminoácidos, tendo como cation neutralizante o sódio. São referidos como sabões interrompidos, sendo bons agentes de limpeza e condicionamento para xampus.
- Espumam bem na faixa de pH - 5,5 - 6,0
- Menos irritantes aos olhos e peles
- Utilizados em xampus suaves e nos cremes de limpeza

ATENÇÃO: O Sodium Lauroyl Sarcosinate NÃO é sulfato.

O ideal é que o pH dos Sulfate Free gire em torno de 4-7.

Indicação de algumas marcas que usam este componente e que eu RECOMENDO porque uso e já usei...ADORO pela qualidade e  e logo não usam sulfato, aí vai:

- Renpure Originals (argan)
- Curls unleashed
- Marie Solti (agora todas as linhas são livre de sulfatos) que pode ser adquiridos pela loja virtual http://lojavirtual.mariesolti.com.br
- Shikai

Espero que tenha esclarecido a dúvida e fico a disposição para maiores esclarecimentos.

Beijus da química