sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ESCOVA PRIMER

Boa Tarde meninas,


Hoje me deparei com uma pergunta de uma leitora daqui do blog e acabei indo pesquisar sobre o assunto para poder responder melhor sobre o assunto a todas vocês.


Parece que a febre dos salões no Rio de Janeiro é a ESCOVA PRIMER. 


Em sua composição dizem possuir: Albumina, Extrato de Caviar, Óleo de Argan, Aminoácidos e Vitaminas. 


E prometem acelerar o crescimento 3x mais. 

Primeiro vamos a composição, como já disse anteriormente em outros posts...Óleo é óleo, independente se é de Argan, Oliva ou outro qualquer, depende da vontade de querer pagar mais e ter o mesmo resultado do óleo mais barato. Albumina é a proteína do ovo, por mais que sintetizem o cabelo não irá reter em uma escova esta proteína. Duvido que consigam extrair do caviar alguma proteína pelo alto custo e pequenas quantidades extraídas. 

Podem ser ótimos aliados mas não irão acelerar o crescimento de seus cabelos. Terão apenas a sensação de crescimento pois eles ficarão esticados e aparentemente aumentará o comprimento.

Para alisar os cabelos provavelmente deve haver formol escondido ou derivados dele na fórmula que os salões não estão falando devido a grande circulação na mídia dos seus maus ao organismo e as proibições. Mudam os nomes como CHOCOLATE, CAVIAR, PRIMER mas todas usam formol ou derivados dele e são PREJUDICIAIS quanto o próprio formol.

O formol e seus derivados já foram proibidos na Europa por se tratarem de produtos altamente toxicos e cancerigenos. Não faça.

Quem fizer terá seu cabelo bonito por alguns meses porém depois para as próximas aplicações o efeito já não será mais o mesmo. Estraga e muito, meninas.

Beijos da química


Creme Alfaparf Salone

Meninas,


Há alguns meses atrás uma amiga recomendou o Creme Nutritivo Rigen da linha profissional Alfaparf Salone com pH 3,5 como química e querendo verificar a qualidade do produto resolvi comprar, paguei R$ 79,00 reais., achei muito estranho pois diz na embalagem este pH baixinho considerado por nós profissionais ÁCIDO muito ÁCIDO


Só para terem noção seria a mesma coisa que colocássemos um suco de limão nos cabelos para tratar e hidratar, vocês acham que seria bom? Ambos possuem o mesmo pH.


Resultado, cabelos secos e sem vida após o uso do produto.


Meninas, cuidado com estas jogadas de empresas para vender produtos.


Beijos da química

Um pouco de humor...

....para alegrar nossa sexta-feira.


Beijus da química

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Verdade e mentiras sobre os blogs de beleza

Meninas,

Como estes blogs de beleza podem informar algo se a maioria nem especialistas são?

90% dos blogueiros não possuem nem formação academica e nem profissional em produtos de cosméticos.

A maioria são apenas curiosas e copiam milhares de informações sem nem ao menos saberem se é verdade ou mentira.

Querem um exemplo, ÓLEO DE ARGAN a febre do momento, óleo é óleo e suas funções independente da semente possuem cadeias de gordura o que melhora sim mas independente do segundo nome, OLIVA, ARGAN, KARITÉ, etc.

As mulheres hoje em dia estão gastando milhares de reais e na verdade poderiam usar qualquer óleo mais barato, as empresas usam o marketing e cobram por isto para poderem vender novos produtos e cada vez mais caros.

Eu falo com experiência teórica/pratica/profissional no assunto com anos e anos no ramo como química.

Beijos da química

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Manteiga de Karité e Produtos Sustentáveis

Uma matéria da revista Química e Derivados publicada no final de 2009, torna-se atual aos dias em que estamos vivendo hoje. A corrida das empresas de cosméticos pelo Sustentável e ecologicamente correto.

"Em qualquer região do mundo, os apelos mais recentes da indústria de cosméticos e de artigos de higiene pessoal favorecem os insumos de origem natural e renovável.

Uma alternativa de vegetalização no campo dos tensoativos é a etoxilação direta dos óleos vegetais, originando produtos com boas propriedades sensoriais, porém com a possibilidade de formar produtos de aspecto turvo.

(Texto extraído da Revista Química e Derivados - Edição nº 491 - novembro de 2009)"

Hoje vemos empresas grandes consolidando sua marca com os produtos extraídos da natureza.

Manteiga de Karatê: Originária da África, a Karité (Butyrospermum parkii) é famosa pela manteiga extraída de seus frutos. Composta por uma mistura de ácidos graxos (Ácido Oleico; Ácido Esteárico; Ácido Palmítico; Ácido Linoleico) e por uma fração insaponificável composta por tocoferóis, triterpenos, esteróides e hidrocarbonetos, a Manteiga de Karité possui várias propriedades que a tornam um princípio ativo bastante interessante para uso cosmético:
- Rica em Ácido Cinâmico, a Manteiga de Karité atua como um filtro solar natural, auxiliando na
proteção da pele e dos cabelos contra a radiação UV (Pode ser usada para potencializar o efeito de
outros filtros);
- Por conter uma boa quantidade de Tocoferóis, a Manteiga de Karité tem propriedades antioxidantes;
- A Manteiga de Karité é um excelente emoliente, e tal como as gorduras vegetais, exerce uma ação
protetora sobre a pele e os cabelos, prevenindo contra o ressecamento;


Imédia Excellence Creme -3 Castanho Escuro

Neste feriado usei a tintura 3 Castanho Escuro, simples e rápida, não provoca irritações. E ainda por cima cobre os meus indesejáveis fios brancos que teimam em aparecer todos os meses.

Hoje o produto conta com um Serum Protetor a ser aplicado antes da coloração, produto este que reduz o ressecamento dos fios após a coloração e em sua composição a inclusão de GLYCERIN. 

A GLYCERIN esta presente no Serum, Revelador e Condicionador.

Na composição do creme há a inclusão de DIMETHICONE, um protagonista na redução do frizz nos cabelos e brilho.

Glycerin =  Glicerina: umectante
Dimethicone = Silicone: silicone que auxilia na recuperação do brilho dos fios

Beijos da química e se houver dúvidas entre em contato.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tinturas “amônia-free” e “PPD-free”, o que é ?

Normalmente a descoloração fazia-se de uma mistura entre dois químicos: Oxidante + Acelarador

Oxidante = Água oxigenada
Acelarador = Amoníaco

O produto acelarador favorece a decomposição do produto oxidante. Mas hoje em dia várias marcas não utilizam mais estes 2 itens considerados quimicamente muito fortes.



Segundo Manoel Carames  é perfeitamente possível produzir tinturas de deposição sem amônia ou PPD, tratando-se, no caso, de tinturas semipermanentes e temporárias. Utilizando nitroanilinas. Neste caso não se pode abrir mão dos solventes fixadores para a distribuição homogênea das moléculas ao redor dos fios de cabelos e sua fixação.

Portanto, escolha as tinturas livres de amônia, que são causam menos malefício aos seus cabelos e sua saúde.

Tornar-se loira exige bastante trabalho?

A Resposta é sim!

Se você é morena e pretende ser loira, saiba que:


. Tempo de retoque. Quanto mais claro for o tom escolhido, mais rápido a raiz aparecerá. Quem quer manter o cabelo retocado, tem que retocar a cada 20 dias.
. Preço. É só fazer as contas: visitas quinzenais podem significar um gasto fixo de quase 200 reais ao mês ou você mesma pode fazer, porém existem alguns cuidados que abordaremos em uma outra seção neste blog!
. Fragiliza o cabelo. Os produtos utilizados para a descoloração costumam ressecar a fibra capilar e deixar as cutículas mais abertas, prejudicando o brilho e a textura e fazendo surgir o efeito espiguinha de milho. Os danos são menores se, em vez de clarear com descolorante, a cor natural do seu cabelo aceitar a mudança apenas com tintura, e lembre-se: antes de tingir faça um teste para saber se você não é alérgica às substâncias químicas das tinturas!

Já que citei os pontos mais negativos, os positivos são que se você já chegou na idades dos benditos cabelos brancos, eles ficarão mais disfarçados com a tintura loira do que se estiver morena!

As descolorações por meios químicos podem considerar-se de três tipos:

Médio = até 2 tons mais claro
Intenso = até 4 tons mais claro
Profundo = até 6 tons mais claro

Como deixar o cabelo mais forte?

A fibra capilar pode ir ficando fragilizada com o passar do tempo, por causa do sol, água de piscina e praia e secador ou chapinha. Portanto recomenda-se utilizar produtos nos cabelos que contenham: arginina, serina, prolina, cisteína, vitamina E, pró-vitamina B5, creatina, queratina, óleos vegetais e silicones como uma proteção a fibra capilar. Pois, o objetivo é criar uma camada protetora e não que estes elementos se infiltrem na fibra dos seus cabelos.

Também existem produtos com filtro solar e até mesmo produtos que embora não destaquem que possuem filtro, mas que na sua formulação indica o elemento dióxido de titânio que causa uma coloração branca no shampoo/condicionador. Prestem atenção que nem todos os produtos de coloraçao branca possuem o dióxido de titânio!

Ao utilizar o secador, mantenha uma distância mínima de 5-7 cm entre o secador e a cabeça. Porém, usar o secador todos os dias, assim como o modelador de cachos e a chapinha, pode levar ao surgimento de microfissuras na cutícula capilar, além de provocar a perda de água em seu interior. Para proteger os cabelos eu indico a utilização de defrizantes, pois estes possuem óleos e silicones em sua formulação que causam a proteção da cutícula do cabelo.

Cabelos tratados e cacheados

Vi a foto do cabelo da modelo se preparando para o carnaval e eu tinha que postar, cabelo belo não é somente aquele cabelo chapado e sem nenhuma ondulação e cachos, os homens gostam de cabelos naturais e um mínimo de volume pode te deixar bem atraente e sexy!
Portanto, sou a favor das leves ondulações ou cachos bem tratados para dar um "ar mais natural" aos seus cabelos.

Penteados para Carnaval e festas!

Para se divertir no Carnaval ou nas festas é bom pensar em um penteado que te permita pular, suar, se descabelar e se esquecer se o seu cabelo está todo assentadinho ou não, por isso eu recomendo um belo penteado ou mesmo as tranças que estão sempre na MODA!!
Você estará linda com uma linda trança e poderá pular e se divertir a vontade!! E lembre-se: pular e dançar emagrece! kkkk...
Veja alguns looks que separei para essas ocasiões!



Escova de chocolate, açúcar e até morango...saiba que fruta não alisa cabelo!!

Existem por aí vários tipos de escovas, como as "ditas naturais", como: chocolate, açúcar e até morango e maçã.
Meninas a a maçã é rica em vitaminas e sais minerais, além de ter propriedades antioxidantes, porém a maçã e o chocolate não possuem a propriedade de alisar.  

Na escova de chocolate o princípio ativo, responsável pelo alisamento é o tioglicolato de amônia.

- Tioglicolato de amônia: amolece a fibra capilar, deixando-a flexível o suficiente para ser moldada. Promove um alisamento de eficiência moderada. Tem forte odor de amônia e pode irritar a pele.

Portanto, se te quiserem oferecer algum alisamento "natural", mmm...isso é mentira, se isso fosse verdade era só mergulhar nossos cabelos no chocolate e um delicioso suco de morango! Algumas frutas e vegetais podem até deixar seu cabelo mais sedoso e macio, mas alisar..na na ni na não!!

Qual o PH apropriado para o meu xampu??

Um xampu não deve ter nem ph muito ácido (pH ≈ 1,5), pois o resultado é um cabelo rebelde e seco. E também não pode ter um pH muito elevado (pH ≥ 8), pois estes são os piores, pois são responsáveis pelo aparecimento das famosas pontas duplas, em razão das quebras das pontes de dissulfeto presentes nas extremidades dos cabelos.

Então, qual é o xampu ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis? O recomendável é usar xampus com pH entre 4,0 e 5,0 (pH moderado). Com base nestas informações é possível formular um xampu ideal para seus cabelos, além de aprender mais sobre pH ainda ganhará um visual novo.

Como faço para saber o ph de meu xampu? Por um phmetro ou fita de medição de ph. Caso deseje saber o ph de seu xampu, escreva para mim e diga o nome e marca dele que eu meço e te digo neste blog! 
Alguma dúvida sobre ph é só me escrever !


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nasce um novo blog sobre cabelos, beleza e cores!!

Depois de ver tantos outros blogs resolvi também fazer minha contribuição, sou Quimica formada especializada em cosméticos e gostaria de compartilhar com as leitoras as verdades, tolices e as maravilhas dos cosméticos para cabelos, sejam para cabelos normais, crespos, ondulados, secos, oleoso, e com e sem quimica!
Experimentar, comentar sobre os produtos e colorações! Ai vamos nós!!